O Presidency College, fundado em Calcutá 1817, é uma das mais antigas instituições universitárias do país e foi berço de boa parte da elite intelectual da Índia por um bom tempo (Amartya Sen estudou lá...). Calcutá, afinal de contas, foi capital da Índia até 1911 quando os britânicos, temerosos dos sentimentos nacionalistas que ebuliam na capital da Bengala Ocidental, transferiram a sede do governo para "New" Delhi.
Foi, aliás, nesse perímetro ocupado pelo Presidency College e outras instituições acadêmicas importantes de Kolkata que alguns dos principais movimentos políticos que marcaram a história da Índia tiveram seu berço. A instituição, fundada por um punhado de "gentlemen" europeus e hindus, tinha a pretensão de dar uma educação européia "liberal" aos jovens filhos da elite local. Acabou fazendo mais do que isso, fomentando o nascimento de um forte movimento pela independência. Depois de 1947, foi também reduto do pensamento de esquerda, incluindo o radicalismo maoísta dos anos setenta.
Ao redor do Presidency College concentra-se um número enorme de editoras, bem como dezenas e dezenas de barracas de livros usados. Enfim, um lugar animadíssimo, que visitei com Bhodisatva Kar, ex-aluno e fã do lugar, que me mostrou tudo. Para rebater, tomamos um café gelado na famosa Indian Coffee House ali ao lado, lugar de encontro de professores e alunos do College. O café era péssimo, claro :)