Karl-Marx Allee nasceu como projeto em 1949. No início se chamava Stalinallee e o nome ficou até 1962. A ideia era fazer uma verdadeira vitrine da reconstrução soviética: toda uma avenida de confortáveis apartamentos para trabalhadores em maciços prédios de oito andares. O estilo "neo-clássico socialista" ficou conhecido como "Bolo de Noiva": volumes sobrepostos e monocromáticos de gosto um pouco duvidoso.
Mas, morando como estou a menos de um quarteirão de distância do Frankfurter Tor, um dos marcos da avenina que aparece na foto, não posso negar que tem um certo charme decadente irresistível em tudo isso. Em parte porque é uma área interessantíssima da cidade, com muitos cafés, restaurantes e feiras no fim de semana. Vai ser meu bairro por um ano.
Felizmente, a homenagem a Marx - que se sobrepôs a homenagem estalinista até com certo atraso em '62 - sobreviveu à queda do Muro. Um certo charme demodé a mais. Será?
Um comentário:
Olá Henrique,
Passo para parabenizá-lo pelo blog; em verdade há muito pouco tempo tive acesso, mais exatamente depois que conheci melhor seu trabalho sobre "A micro-história italiana" (no começo deste ano) e, curioso que sou, busquei pelo seu nome na net a fim de encontrar alguns artigos, etc. Além de alguns destes textos, encontrei seus escritos aqui do blog (achei muito legal).
Enfim... tornei-me seu "seguidor" (rs, rs).
Aproveite Berlin!
Abraço,
Guilherme
Postar um comentário