terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Berlin Alexanderplatz

Cheguei em Berlin na noite da segunda-feira, 17 de janeiro. Vim reconhecer a cidade onde vou passar um ano a partir de agosto.
Minha primeira e última vez por aqui foi em 1991... Poucos anos depois da derrubada do ¨muro¨ e nos primeiríssimos instantes do conjunto de transformações (ainda em curso) que a cidade iria passar nos 20 anos seguintes.
Minha primeira impressão então havia sido boa, ainda que as circunstâncias não fossem ideais (sozinho, sem grana e sem entender uma palavra do idioma). Agora, a cidade me parece ainda mais convidativa, ainda que com um caráter um tanto ambìguo, indeciso. Simboliza isso sobretudo um lugar como Alexanderplatz, coração da antiga Berlin Oriental, que me pareceu francamente desoladora em 91. Hoje, um tremendo shopping center a céu aberto, praticamente irreconhecível. Talvez não tão desoladora, mas também certamente não o lugar mais inspirador da cidade...
De todo modo, muita gente já falou sobre como esta é a capital mais vibrante da Europa hoje (e não há motivos para duvidar): a sensação é certamente muito diferente de outras partes do continente. Sobretudo, bastante distante ainda daquela impressão de "butique" que cidades como Paris ou mesmo Madrid dão. É toda uma outra coisa por aqui, sobretudo se você sai dos roteiros mais óbvios. Meu namoro com a cidade está, de todo modo, apenas (re)começando.

2 comentários:

Fabiane Popinigis disse...

Shopping? Desolador.
Quando tiveres saudades assista
o Fassbinder, Berlin Alexanderplatz.

Henrique Espada Lima disse...

Tá loco... 12 horas...